sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Educação a distância

Não me canso de falar (ou escrever, hehehe), mas dentre as muitas coisas que aprendi neste curso maravilhoso que foi o PEAD com certeza algo que me marcou foi a qualidade da educação a distância oferecida pela UFRGS. Diversas vezes durante estes quatro anos vi as pessoas torcerem o nariz dizendo: "o teu curso é a distância?". Toda vez eu enchia o peito para dizer: "sim, mas é um curso sério, puxado, e a gente aprende MUITO!". Como em minha trajetória de estudante já fiz curso presencial, um curso a distância em outros moldes e o curso a distância da UFRGS posso dizer de carteirinha: existem cursos a distância e CURSOS a distância (assim como existem presenciais e PRESENCIAIS). O que importa não é se é a distância ou presencial, mas a qualidade do ensino que é ofertado. Tenho orgulho de dizer que fui aluna do PEAD, pois além dos conteúdos das disciplinas, aprendi um outra forma de aprender. Mais independente (mas não menos acompanhada pelos professores e tutores - ouso dizer: talvez até mais acompanhada do que em muitos cursos presenciais), mais focada na aprendizagem do que no ensino. Como já disse a Zilá, diante de tudo que vivenciamos, construtivismo toma para nós uma outra dimensão: mais real do que idealista, mais prática do que discurso... Só quem passou por esta experiência para compreender do que falamos...
Já estou com saudades...

Nenhum comentário:

Postar um comentário